Foi num pequeno centro comercial de computadores de Macau que descobri o OS/2 Warp 3. Em 1994, quando já se antecipava o Windows 95, tinha eu de antemão algo novo e diferente de tudo o que via nos outros computadores pessoais.
Além de ser um sistema operativo tecnologicamente avançado, talvez o que mais me encantava no OS/2 Warp 3 fosse a sua interface de utilizador. O seu ambiente gráfico seguia os princípios da Common Desktop Environment, de concepção por um consórcio de que a própria IBM fazia parte, e que eu via em computadores UNIX comerciais dos anos noventa. O ambiente gráfico do Warp 3 era depurado, mas muito rico em funções que se descobriam de forma progressiva.
Depois, com o OS/2 Warp 4, vieram mais inovações — comandos por voz, OpenGL, etc. —, e uma interface que se afastava do modelo CDE, e que se aproximava mais ao Windows 95 e ao System 7.5 da Apple. Apesar de todas estas novidades para apelar ao público, aquando do seu lançamento já se encontravam sinais de que a IBM tinha desistido do OS/2 face ao sucesso do Windows 95.
Após a IBM ter oficializado o fim do desenvolvimento do OS/2, foram concessionadas a duas empresas a sua exploração comercial, que o lançaram sob os seguintes nomes:
Há também um projecto para o reconstruir em código-fonte aberto:
Éramos poucos, os utilizadores de OS/2. Conheci alguns nomes na lista de discussão de utilizadores portugueses (a maior parte do tempo alojada em os2-l@anophelis.si.fct.unl.pt, e posteriormente nos eGroups/Grupos Yahoo sob o nome os2pt). Nessa lista, era costume os membros rematarem as suas mensagens electrónicas com um AbraçOS/2.
Na wiki OS/2 World, vejo o nome Pedro Soares como líder da TeamOS/2 Portugal. Contudo, sobre a TeamOS/2 Portugal, numa mensagem de 1999 de Pedro Rebelo para a lista de discussão, lê-se:
A ultima reunião se bem me lembro foi há já três ou quatro anos atrás... Lá estavamos nós (ainda ai uns 20) cheios de ideias numa sala gentilmente cedida pela IBM no edificio do Campo Grande... Mas nada andou para a frente...A página portuguesa para a TeamOS/2, que me parece ter sido lançada por Marco Campos na Esotérica, não chegou a ser mais que uma cópia da página pessoal de Pedro Rebelo.
>Pois... a Esotérica... a tal que tinha a página da TeamOS2-PT Tinha e TEM! Se o dominio nao foi registado junto da FCCN foi por desleixo da IBM. A Esoterica continua a ter o site e o dominio definido no seu DNS. Se for cliente da Esoterica experimenta http://www.teamos2.pt/, para os que estao fora podem experimentar http://boromir.esoterica.pt/teamos2 E quando ao site, mais uma vez notou-se que nao houve UMA(!) unica pessoa que se disposesse para fazer o que fosse (webdesign, manutencao, artigos, etc.) no site. Quando falei praticamente todos disseram que sim, mas na realidade nao houve contribuicoes. Mas ainda vamos a tempo, se desejares colaborar, claro. 8) Atentamente, Marco Campos. ____ \ Esoterica - Novas Tecnologias de Informacao, SA :-) Marco Alexandre Carvalho Costa Campos /___, mcampos@esoterica.pt http://www.esoterica.pt/
Depois:
Pedro, coloco-te um desafio. Vamos fazer um "merge" das paginas e ficas reponsavel pela manutencao do site? Que dizes?
Pelo IRC, às Terças-feiras à noite, na PTNet, os portugueses por vezes encontravam-se no canal #os2warp ou #os2_warp.
Em Espanha, a TeamOS/2 España tinha a sua página. No Brasil, havia vários grupos de utilizadores, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Campinas, e, a ver pelas ligações que aqueles grupos faziam, em mais cidades brasileiras.
Warpstock Europe, e Warpstock EUA
EDM/2
Para programadores.
OS/2 Museum
Blogue minucioso.
OpenChat/2, com o GemZ
ZOC
Inicialmente conhecido por Zap-o-Comm. A última versão para OS/2 ainda se encontra disponível para descarga.
Serviço IBM
As últimas actualizações da IBM para OS/2.
Vetusware: OS/2
Resultados de OS/2 no Vetusware.
2ine
Tradutor de executáveis OS/2 para Linux.